domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bibliografia do Canto Gregoriano

http://pt.wikipedia.org/wiki/Canto_gregoriano

Canto Gregoriano

O canto gregoriano é um género de música vocal monofónica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum, com o ritmo livre e não medido, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana, a ideia central do cantochão ocidental.
As características foram herdadas dos salmos judaicos, assim como dos modos (ou escalas, mais modernamente) gregos, que no século VI foram seleccionados e adaptados por Gregório Magno para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica.

Bibliografia da Arquitectura Moçárabe

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_mo%C3%A7%C3%A1rabe

Arquitectura Moçárabe




As comunidades moçárabes mantiveram alguns templos visigóticos que eram mais antigos que a ocupação árabe para a prática de seus ritos religiosos e raramente construíram novos templos porque a autorização para sua construção era limitada.
A construção mais importante é a Igreja de Santa María de Melque. Outros são: Mosteiro de San Miguel de Escalada e o Mosteiro de San Juan de la Peña.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bibliografia da Escultura Românica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_do_rom%C3%A2nico

Escultura do Românico




A escultura do românico insere-se, de um modo geral, dentro dos objectivos artísticos do movimento, nomeadamente a comunicação entre a igeja católica e o fiel, naquele que é o reino de Deus na Teraa, o templo. Deste modo a escultura vai assumir uma íntima relação com a arquitectura, inserindo-se no seu espaço como um elemento complementar, e dedicando-se, principalmente, ao ensinamento de cenas biblicas através de relevos em pedra compreensíveis ao crente leigo.
É no românico, a partir do século XI, que se dão a conhecer as primeiras obras de escultura.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bibliografia do Renascimento Otoniano

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Ottonian_Renaissance

Renascimento Otoniano

A Renascença foi um período limitado Otoniana renascimento que acompanhou os reinados dos três primeiros imperadores da dinastia saxã, todos Otto chamado: Oto I (936-973), Otto II (973-983), e Otão III (983-1002), e que em grande parte, dependia do seu patrocínio.

Bibliografia do Renascimento Carolíngio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascen%C3%A7a_carol%C3%ADngia

Renascimento Carolíngio



Renascença carolíngia, ou Renascimento Carolíngio, é o nome dado à ideia controversa, mas recorrente, de um renascimento da literatura e das artes que teria ocorrido principalmente no reinado de Carlos Magno.