domingo, 30 de janeiro de 2011

Bibliografia da Igreja de S.Pedro de Rates

http://momentosdeumolhar.blogspot.com/2010/06/igreja-de-sao-pedro-de-rates.html

Igreja de S.Pedro de Rates


A Igreja de São Pedro de Rates também conhecida como Igreja Românica de Rates é uma igreja em São Pedro de Rates, no município português da Póvoa de Varzim.

O edifício de tradição asturiana foi totalmente substituído nos séculos seguintes. O templo presente surgiu como doação do Conde D. Henrique e Dona Teresa do mosteiro de Rates, que se encontrava arruinado, ao Priorado, ligado a Cluny, de La Charité sur Loire, Auxerre em França. Foi reconstruída em 1100 e está classificada como monumento nacional. Constitui um dos mais importantes monumentos românicos medievais no então emergente reino de Portugal, dada a relevância das formas arquitectónicas e escultóricas.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Bibliografia do Feudalismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo

Bibliografia do Paganismos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paganismo

Bibliografia de Mosteiros

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro

Bibliografia da Cristandade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_na_Cristandade

Bibliografia do Monaquismo

http://mb-soft.com/believe/ttn/monastic.htm

Bibliografia dos Cruzadas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada

Feudalismo

O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais. Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.
Segundo o teórico escocês do Iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente procedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.

Paganismo

Paganismo, é um termo usado para se referir a várias religiões não Judaico-cristãs, no entanto, existem várias definições entre diferentes religiões entre o que pode realmente ser definido como sendo paganismo, sem consenso quanto ao que é correcto.

Mosteiros

Um mosteiro ou monastério é uma instituição e edifício de habitação, oração e trabalho de uma comunidade de monges ou monjas. Os mosteiros budistas são chamados de Vihara. Os mosteiros cristãos ocidentais também são chamados de abadia, priorado, convento cartuxo, convento de frades, e preceptoria, enquanto a habitação de freiras também pode ser chamada de convento.

Cristandade

Durante a Idade Média, a vida espiritual na Europa ocidental foi dominada pela Igreja Católica. Não se admitiam divergências contra esse monopólio da crença. Os rebeldes e dissidentes, considerados hereges, ou se calavam ou eram simplesmente eliminados. Muitos foram queimados vivos nas fogueiras que o Tribunal do Santo Ofício, ou Inquisição, acendeu por todo o continente.

Monaquismo

 Monaquismo  normalmente se refere ao modo de vida, aprovada por aqueles indivíduos, do sexo masculino ou feminino, que tenham eleito para exercer um ideal de perfeição ou um nível mais elevado da experiência religiosa através deixando o mundo. Ordens monásticas historicamente têm sido organizadas em torno de uma regra ou um professor, as actividades dos membros é estreitamente regulada de acordo com a regra aprovada.

Cruzada

Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos.

Reflexão sobre o Módulo 2

Achei a matéria deste módulo mais interesante do que a matéria do módulo anterior, a professora explicou bem a matéria, podia-me ter esforçado mais para obter melhores resultados neste módulo, eu acho pelo que me esforcei mereço 8.